terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Breve histórico do Projeto Raiz

O Projeto Raiz nasceu em 2000 na escola Madre Maria Imilda do Santíssimo Sacramento na Vila Curuçá.O projeto foi idealizado pelas professoras Luzinete Araújo Benedito,de artes,Maria do Carmo Oliveira Gomes,de português e pela diretora Vera Maria de Souza.Estes educadores perceberam que tendo a escola um papel de transformação na vida do aluno(não apenas pessoal,mas também social)era necessário que esse aluno percebesse a sua importância dentro da sociedade e também descobrisse o seu papel de transformador.
As estatísticas não mentem e nossos olhos confirmam: Desde a "convenientemente chamada"abolição,a população negra foi empurrada para a periferia cada vez mais.O negro faz parte da sociedade apenas como "mais um" indivíduo ou como um mero trabalhador.No poder ,no comércio,no quadro de professores,instituições públicas e "privadas",o negro ainda não participa da forma como deveria,pois se a metade da população é negra,seria lógico e óbvio que a metade dos participantes dessa sociedade,em todos os setores,fossem negros.Toda essa situação chegou à esse ponto devido alguns acontecimentos históricos extremamente cruéis. É através do conhecimento e entendimento destes fatos que os alunos irão refletir e buscar respostas para essa proposital exclusão do negro como elemento ativo da sociedade.
O Projeto Raiz busca através de determinadas atividades artísticas a valorização e a difusão da cultura Afro-brasileira como forma de recuperar a auto-estima e a identidade étnica,a integração social dos participantes e até uma formação profissional,caso o aluno se interesse mais intensamente por uma das atividades desenvolvidas.Temos um caso de uma ex-aluna e participante do projeto, estar dando aula de dança Afro.
Todas as oficinas são desenvolvidas por arte-educadores, profissionais em sua determinada área e acontecem aos sábados.
As atividades são:
-Dança Afro
-Danças Brasileiras
-Grupo de Maracatu
-Percussão
-Canto coral
-Atividades de artesanato,instrumentos e artes pláticas
-Desfile de figurino Afro
-*Em desenvolvimento: aulas de teatro
-*Em desenvolvimento: leitura e conscientização
O projeto já se apresentou em espaços importantes da cidade como Anhembi,Câmara Municipal,Sesc Itaquera,Sesc Vila Mariana, Fórum Mundial da Educação,no Bexiga e outros,mas o projeto vê com a mesma importância uma apesentação na Vila Curuçá como uma no Anhembi,pois o intuito do projeto não é espetáculo e sim conscientização.
O projeto Raiz foi reconhecido pelo seu trabalho com dois prêmios:

-1º lugar do Brasil no concurso"Educar para a Igualdade Racial" 2004, na categoria de ensino fudamental II,promovido pelo CEERT-Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades .A entrega do Prêmio foi no Sesc Vila Mariana.

-"Menção honrosa" da Câmara Municipal de São Paulo no "Prêmio Betinho"de 2006.
Estes reconhecimentos mostram a seriedade do nosso trabalho enquanto projeto social.

O Projeto Raiz foi tema de um dos programas "Nota Dez" da Rede Futura em 2005.O programa fez parte da série "A Cor da Cultura" e o Projeto Raiz ficou entre os dez projetos do Brasil escolhidos para fazer parte do programa.

Agradecimetos:
Agradecemos a todas as pessoas que fizeram parte do projeto durante esses anos.Professores,alunos,pais,a comunidade e pessoas que viram no projeto um trabalho sério contra o preconceito.
agradecemos a Empresa Amicorp por acreditar e nos ajudar,e agradecemos principalmente á diretora Vera, que além de ser uma das idealizadoras,continuou acreditando e ajudando em todos os sentidos o projeto.

Bem,isso foi um "breve" histórico do projeto.Não dá para estender muito, senão fica muito chato para o "formato" blog.Outras informações serão colocadas no desenvolver do blog.

2 comentários:

Anônimo disse...

Participo do Projeto Raiz desde o ano de 2004.Aprendi muitas coisas boas, inclusive ter consciência sobre a afro-descendência e issso me ajuda a fortalecer como pessoa e cidadão.O projeto tambem me proporciona conhecer pessoas preocupadas com o bem estar dos outros individuos dessa sociedade.

viva o Raiz !
Pirulito o cara da percussão

Anônimo disse...

Participo do raiz desde de seu inicio em 2000. Portanto comentar ao respeito é uma honra!
O Projeto raiz é uma das coisa mais impotante que já me aconteceu em 07 anos de sua existencia pois me proporcionou e proporciona sempre, momentos prazerosos, alegres, de reflexão, de luta, de conhecimento entre outros.
Mas não é só isso! Já tivemos muitas fases dificeis onde pensamos que o projeto havia enfraquecido. Como somos guerreiros, passamos por todas as fases.
É com imensa satisfação e orgulho que participo do projeto com muita garra e dedicação.
Por isso posso afirmar que o projeto raiz é um dos meus amores. Portanto lhe digo...PROJETO RAIZ EU TE AMO.
Se por algum motivo um dia eu te deixar não será por querer,
Mas sim pela necessidade de transmitir a outras pessoas
tudo que eu aprendi com você.

Débora!