domingo, 8 de novembro de 2009

Solano Trindade - Uma pessoa que teve a vida ligada à defesa da Liberdade

Solano Trindade fez muita coisa nesta vida. Foi pintor,poeta, escritor,fez teatro... E em tudo estava a marca do povo sofrido e esquecido. Estava a preocupação com as desigualdades e os preconceitos. Solano era negro e defendia a liberdade e a igualdade de seu povo saido da escravidão. Mas Solano tratava essa luta de maneira muito feliz, cheia de poesia. Nunca se lamentava. Ao contrário, lutava com seus versos. Ele sabia que o povo tinha muito que ensinar através de sua cultura. E era na cultura popular que Solano pesquisava e fazia sua arte.

Nascido em Recife em 24 de Julho de 1908, teve um pai sapateiro que adorava dançar e uma mãe quituteira que adorava ouvir poesia e e literatura de cordel. Solano fundou grupos teatrais, movimentos de negros e cultura popular, formados por operários, estudantes, gente do povo. E ele fez este trabalho por onde viveu em São Paulo,no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul... e foi até mostrar seu trabalho nos Estados Unidos. No Embu(SP), transformou a cidade num centro artístico, famoso e atuante até hoje. Por esse motivo a cidade é conhecida como, Embu das Artes.

Como sempre denunciou as injustiças sociais e chamou o povo para lutar contra elas, foi perseguido e até preso. Mas a prisão não matou seus sonhos.

Morreu com 66 anos, pobre mas muito querido por todos que conviveram com ele. Todos diziam que a casa e o coração de Solano estavam sempre prontos para receber as pessoas. Na panela, havia comida para quem chegasse fora de hora. Seus versos cheios de simplicidade e beleza deixaram imortalizadas suas ideias de liberdade, paz, justiça e amor.


Fonte: Almanaque popular de sabedoria

Nenhum comentário: